Duas Coisas Muito Importantes

Na era da imagem. Sem imagens. Só palavras de duplo sentido. Que desenham qualquer coisa...

Name:
Location: Lisboa, Olissipo, Portugal

Friday, September 25, 2009

Os Radiohead metem-me nojo…

…sem merdas. Metem-me nojo. Tenho por o «Ok Computer» uma admiração impagável. Nunca mais conseguirei perceber música sem ter presente esse disco deles. Ensinou-me coisas sobre pop sem ser pop. Obrigado.

Mas desde as medidas que andaram a tomar em relação às piratarias que me tenho perdido em encontrar desígnios para os apelidar. São uns anti-pedagógicos incuráveis. Não conseguem ensinar mais nada ao mundo e repetem-se em medidas de Chico-espertos quando a sua responsabilidade, da banda, é tentar dar algo mais ao mundo.

É uma doença de alguns músicos instalados num sistema-anti-sistema. Por cá também temos isso. Os tipos que não conseguindo dar a volta à própria carreira inventam saídas de palco, inventam discos de borla, e outros cambalachos, sendo certo que o dinheirinho da SPA pinga sempre, o recibozito dos concertos está sempre assinado, tudo à conta de “outros tempos” em que o veículo “álbum” lhes garantia recompensas como “disco do ano” e outros tantos títulos oportunos.

Os Radiohead são os tipos mais expostos disto tudo. Ganharam a seu belo prazer no tempo das vacas gordas. E agora deliciam-se e não inventar nada e a usar tudo. Diz que os discos já não lhes interessam. Uau! Que surpresa! Que querem fazer EPs, num misto de “quero-namorar-contigo-mas-tenho-vergonha-de-o-dizer” para a cena indie, sempre disposta a “coisinhas” dessas.

Agora, esses valentes filhos-da-mãe vêm regozijar-se, na pessoa do seu guitarrista, Ed O'Brien, na sequência do «Three-stroke meeting». O rapazinho dos Radiohead ficou muito agradado com as conclusões dos músicos que se juntaram para tentar encontrarem solução para se prevenirem enquanto propriedade intelectual. Enquanto fazedores de arte. Enquanto proprietários de algo que lhes custa horas de vida a concretizar, a produzir, a pensar. E felizmente nesse grupo encontram-se gerações distintas como a do George Michael e da Lily Allen (esta nunca me enganou, tem tomates!). Esse grupo tenta sensibilizar autoridades para umas medidas adequadas aos downloads ilegais. Roubas uma, roubas duas, mas à terceira, dá para avisar a rapaziada que chega? Podem fazer, sim, mas com alguma regra. E até pudor. Ninguém gosta muito de roubar, diz-se entre civilizados…

Os Radiohead optaram por recolher dividendos de medidas pacóvias como “ah, vocês só pagam o que quiserem, meus amores” para os cegos fãs deixarem lá montes de dinheiro por um disco que não valia a ponta de um corno. Mas tudo em nome dos “independentes”….mas dependentes da chica-espertice destes pacóvios bifes…Porque os Radiohead, arautos do pensamento moderno, podiam ter pensado em tentar algo mais, mas não..vamos lá a sentar e recolher dividendos do passado…

E tudo isso com a bênção dos media e público aflito. Eu queria ver jornalistas a reagirem ao verem os seus textos publicados em todo o lado. E quanto mais fossem publicados nesses blogues da vida, menos o salário ia aparecendo na conta. E falei do jornalistas porque sim…porque podíamos falar de funcionários de balcão de banco, de enfermeiros, de padeiros, etc., etc.. Assim à pressa…só me dá nervos….a notícia em baixo…

http://www.guardian.co.uk/business/2009/sep/24/lily-allen-filesharing-twitter