Duas Coisas Muito Importantes

Na era da imagem. Sem imagens. Só palavras de duplo sentido. Que desenham qualquer coisa...

Name:
Location: Lisboa, Olissipo, Portugal

Monday, October 23, 2006

Post de «como desculpar a carne»…

…ou de como o interceder junto do poder da língua num regime coloquial. Poderia indicar a importância, e algum sentido de missão, com que recebi o álbum da Brigada Victor Jara. Ou até como decorreu o espectáculo em Almada. Da vitalidade histórica de um grupo de “folkdigga`s” que respondem por Brigada Victor Jara. De como o «Baile Mandado» se transforma num dos números mais cómicos da música popular portuguesa, via o corridinho do Algarve. Podia pensar numas palavras para tudo isto.

Também poderia escrevinhar umas linhas sobre o Bonde do Role, no Clube Mercado, em Lisboa. O funk carioca em formato “in”. O quão autofágicos podem revelar-se os movimentos “cool” empolados por uma massa urbana rebarbada pela novidade. A carne dança e não pensa. A urgência do nonsense em formato pop. Tudo isto minutos antes de uma nova Lisboa, vide Buraka Som Sistema (hei-de aqui voltar).

Sem história ficaria o Andrea Bocelli, no Domingo. Ou daria para muita estória. Mas evita-se. Pela decência. Pelo bom-senso. Até porque venera-se a capacidade de ser politicamente correcto ao cabo de duas ou três frases com um subtexto escarrapachado.

Esta semana optei pela via autista, num primeiro momento. Altruísta, para sempre. Depois de uma viagem cibernáutica…como dizer….proto-pornográfica…(será?)…descobri as imagens de uma moça robusta. A pesquisa foi impulsionada pela notícia nos jornais. Decidi levar-me pela sugestão de uma notícia menor. Do Correio da Manhã para o meu mundo: a percussionista/vocalista que acompanha Marcelo D2 discutiu com uma máquina fotográfica e decidiu injuriar o fotógrafo com uma nudez para a objectiva. Veredicto: um insulto ao diâmetro do meu estômago. E pensei…«como é que posso voltar a ver um espectáculo do Marcelo D2 sem pensar neste canto da minha sala onde instalei este PC?». Quanto às imagens, procurem...

Mas não contente…segui para outra jornada “Sherlockquiana”. E leio algures que existe outra espécie de Youtube. De seu nome, Metacafe. Umas palavras chave…inocentes…e entre Los Hermanos, Marcelo D2, samba e vídeos, descubro isto. E aqui sim. Desapareceu aquele lado voyeur com que tinha abordado a moça do batuque. E assumi: «Isto é digno de mostrar a qualquer mortal». Por entre slogans libidinosos no meu cérebro absorvi a dança da gaiata, que conhecera num programa da minha tão cara perca, GNT. Não me lembro do nome da tipa. O que é que isso interessa? Vejam o vídeo. Mas, essencialmente, com som. E repitam. Repitam. Vão passar o dia a cantar e a imaginar coisas…

  • estranhas
  • , talvez….

    0 Comments:

    Post a Comment

    << Home