Duas Coisas Muito Importantes

Na era da imagem. Sem imagens. Só palavras de duplo sentido. Que desenham qualquer coisa...

Name:
Location: Lisboa, Olissipo, Portugal

Monday, October 16, 2006

Os Rissóis do Galiza

Ponto. São definitivos. Não existe reticências. Os Rissóis (sim, com maiúscula) do restaurante/cervejaria Galiza, ao Campo Alegre, Porto, são o objecto gastronómico mais apetecido da história recente da humanidade. Absolutamente e sem mas. Epá, mas é que nem quero saber de conversa. De justificar o óbvio. O taxativo. O absoluto.

Imaginem então uns Rissóis de camarão, mas com o dito (camarão) a deleitar-se na pasta hiper-cremosa que insufla o dito Rissol. Uma pasta com um trago muito presente de camarão. Não sugestiona Mar com um rissol qualquer. Aquele sabe mesmo a camarão. O crustáceo aquático entranha-se numa massa muito alaranjada, que confere ainda com mais veemência, a veracidade da sua variante «camarão» por entre outras desajeitadas iguarias.

Os Rissóis do Galiza são fofos. Tanto ou mais como as peras faciais de uma Juliana Paes. Atraem desejos semelhantes àqueles que o sexo feminino sente por uma barba desfeita de um António Fagundes. Apetece dar mimos ao Rissol. Comer e pedir mais um. Mais dois. Mais os que forem. Os Rissóis do Galiza equivalem ao fechar de olhos quando são 03h45 da manhã e no sistema de som estala The Strokes. Divino ao degustar por entre língua, céu da boca e a sucção ofegante das papilas gustativas em transe contínuo perante magnífica obra gastronómica.

Eu quero saber o nome da cozinheira!!! Ou do cozinheiro!!! Ou da alma abençoada pela ordem franciscana de os tornar seres maiores que os outros. Bem-ditos sejam!!! Abençoada hora em que, a caminho de Vilar de Mouros, parei pela primeira vez ali no Campo Alegre. Mesmo à saída da Ponte da Arrábida.

Pensem na melhor comida da mamã! Mas quais croquetes da mamã. Pensem no petisco mais saboroso quando a noite já vai turva! Mas quais chamussas de Santa Apolónia às 10h00 da manhã. Quero lá saber dos bolinhos da Praça do Chile. Estou-me pouco nas tintas para as francesinhas da Invicta. Que as tripas morram (outra vez). Eu quero os Rissóis do Galiiiiiiiizaaaaaaaa!!!!

1 Comments:

Blogger Trojan00 said...

Oi oi oi!

susana, desculpa. Não li o comentário e só agora neste acto revisionista cheguei a ele. Um muito obrigado e já este verão lá voltei....enchi-me de tudo!!!

3:52 AM  

Post a Comment

<< Home