Duas Coisas Muito Importantes

Na era da imagem. Sem imagens. Só palavras de duplo sentido. Que desenham qualquer coisa...

Name:
Location: Lisboa, Olissipo, Portugal

Monday, October 02, 2006

Sai Lula Recheada pá mesa do fundo…

…ou não. Guardei-me para saber os resultados no Brasil. Não sou brasileiro. Não conheço as idiossincracias necessárias para desenhar qualquer tipo de imagem em relação a tamanha nação. Não domino a economia nem o suficiente para conceber que o aumento do salário mínimo e o crescimento efectivo na margem dos 2,8% seja qualquer coisa louvável. O Robin dos Bosques era em Newcastle que brilhava. Não em Brasília. A hipotética circulação de dinheiro dentro do Palácio do Planalto, criado por Óscar Niemeyer, não é filtrado pelo povo. A própria esquerda rachou-se e resultou em 6,8% para Heloísa Helena (Partido Socialismo e Liberdade). Lula, tu não estás lá. A esquerda urbana não esquece a corrupção ainda que o interior empobrecido faça de ti o «presidente doo povo». Lula, tens que ir à segunda quando podias brilhar de uma vez só.

O Lula perdeu-se. Foi coerente a nível social até à sua ascensão definitiva. Agora está ultrapassado. Perdido entre a vontade de ter mais, como um dia gritou de um púlpito perante os sindicalistas, invertendo a lógica doutrinal da partilha socialista. Não esteve mal. Foi vanguardista. Mas na hora de traduzir a novidade em pragmatismo, esqueceu-se dos detalhes.

Poderia ser qualquer coisa esta frente esquerdista que está a perfilar-se no Centro e Sul das Américas. Não que uma esquerda unida tenha dado os maiores frutos da história política. Mas a bem da democracia decadente, convém não ser só os islâmicos a única preocupação dos EUA. Aliás, a frente pan-americana é bem mais interessantes dos que o tresloucado debate de religiões e ofensas que se vai mantendo com o Médio Oriente.

Discordo de Caetano. Não me considero burro, muito menos o considero ao Génio. Mas discordo porque perdeu-se numa esquizofrenia deliciosa entre a sua esquerda camuflada e o público desprendimento político que sempre fomentou. Se não é burro, já o foi. E foi acreditando num carisma. Num carácter. Numa postura. Numa história. Numa melhoria franca da condição humana e social. Segundo rezam os relatos dos entendidos, Lula conseguiu uma melhor condição humana para os brasileiros. Esqueceu-se do velho hábito político sul-americano, a corrupção. Sim, que a Europa não tem nada a ver com isso. Palavra de Major

0 Comments:

Post a Comment

<< Home