Duas Coisas Muito Importantes

Na era da imagem. Sem imagens. Só palavras de duplo sentido. Que desenham qualquer coisa...

Name:
Location: Lisboa, Olissipo, Portugal

Sunday, December 03, 2006

Coimbra, afinal tu…

…tu…tens mesmo encanto. Admito a imbecilidade de nunca ter dedicado mais tempo ao estudo de tão secular cidade. Importantíssima no desenvolvimento intelectual deste Portugalzinho querido. Roteiro obrigatório quando ainda não ultrapassamos a faixa etária dos 5 anos e somos levados ao Portugal dos Pequeninos. Paixão inexplicável pela Académica de Coimbra, só porque sim, provavelmente. Recordação de uma noite deliciosa na companhia de dignos músicos locais e um altíssimo profissional da nossa praça jornalística. Antro de criação artística sui generis, com várias incontornáveis confusões entre Mondego e Mississippi, Lux Records e Stax, fado e blues, etc., etc., etc..

Desta feita, a visita concedia um espaço de manobra para, aliado ao trabalho, poder escarafunchar algo mais sobre a dita cidade. Primeiro, o dever. Colaborar para um espectáculo da Brigada Victor Jara é por si só motivo de algum embevecimento. Congregar ao espectáculo, a presença de ilustre figura como André Sousa Machado…Bom, estamos perto do Inferno e somos seres felizes. Para os mais atentos, o Andrézinho é, quiçá, o melhor baterista português, muito ligado a áreas como o jazz e música popular portuguesa. Poder assistir a um espectáculo da digníssima Brigada, e ao mesmo tempo assistir ao one man show do Andrézinho…quer dizer, nem uma hora tinha passado desde que chegara a Coimbra e já a viagem tinha o trago de vitória…Poder encarar uma tertúlia durante um jantar, que começara à 01h00 da manhã, parecia-me ser o algo mais do que mera coincidência

A noite passou e avançou-se para a Coimbra, em si. Sol e frio. Ideal para passear. Sentir a cidade. Tomar-lhe o pulso. Percorrer as estreitas ruas, pontualmente ocupadas por bares convidativos à degustação boémia. Passar por casas anteriormente habitadas por gente como Zeca Afonso, e/ou Repúblicas de gente saudavelmente endoidecida pela bondade etária. Sentir que a Galiza, vá-se lá saber porquê, está muito presente nas frases espalhadas por várias paredes. Era feriado e as ruas para mim. Objectivo principal: subir ao complexo universitário e conhecer. Pelo simples prazer que o conhecimento proporciona ao mortal.

Entre a humildade convidativa e a altivez académica, o complexo puxou-me lá de cima do cume para se revelar um dos momentos arquitectónicos mais tensos que devo ter visitado. Tenso é a palavra. Sente-se ali naquele átrio vazio da Faculdade de Direito muita história. Um silêncio docente. Os pássaros não ousam pousar ali. Um registo visual imponente a interceder junto do pôr-do-sol. Arrepiante? Deixo-me de picuinhices…

De forma jocosa, obviamente, equacionei o porquê das capas e batinas…o complexo académico situa-se, realmente, num lugar muito alto e ventoso e tal vestimenta serve para protecção do corpo, pensei eu… E os cartazes para as eleições da Associação Académica pareceram-me demasiado “secundária” para tamanha imponência académica…

O adeus fez-se sobre o Mondego entre almoços de família, miúdos irrequietos, casais atrapalhados, empregados com o “oi” na boca...Mas não fazendo caso aos ouvidos, o Mondego escorria muito bem…

3 Comments:

Blogger The Queen said...

Depois de ler o teu "poste", fiquei a sentir-me uma nhónhó ...
Com muita pena minha, é uma cidade que não conheço ...

Já nem a "minha" Lisboa, conheço ... Está tudo diferente, sinto-me um monte de trapos velhos !
Essa sensação piora, quando se fala de cidades que não conheço, ou que apenas visitei de "fugida", Coimbra, é uma dessas Cidades ... Mas trago, boa recordações ... Quero ter mais ! Há que visitá-la !

Obrigada

** Hasta **

7:28 AM  
Blogger Trojan00 said...

Não te culpes por tão pouco. Coimbra é só mais uma entre milhentas!

Quem me dera conhecer mais!

Mas gosto de partilhar.

Obrigado pela visita.

3:19 PM  
Blogger The Queen said...

Hei, não me estava a culpar ... Coimbra, é só um grão de areia no meio deste mundo todo...

6:56 AM  

Post a Comment

<< Home